sábado, 28 de dezembro de 2019

AS ENTIDADES DO FUTEBOL DE MESA: a AFMA, de Ananindeua-PA


Ananindeua é um município da Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará. É a segunda cidade mais populosa do Estado e a terceira da Região Norte (atrás, apenas, de Manaus-AM e Belém). Sua população está estimada pelo IBGE em mais de 500 mil habitantes.

Em 28 de dezembro de 2003 foi criada a AFMA - Associação de Futebol de Mesa de Ananindeua. Seus fundadores foram Jaime de Jesus Ferreira Brito, Jorge Lins, José Ozemberg, Everaldo Penna, Breno Cezar e Marcelo Silva.
Sua primeira diretoria foi assim composta: Presidente - Jaime Brito; 1º Vice-Presidente - Jorge Lins; 2º Vice-Presidente - David Wellington; Diretor Técnico - Jaime Brito; Coordenadores Técnicos: 1º - Madson Lobão; 2º Breno Cezar e 3º Marcelo Silva; Consultor de Regras - David Wellington e Relações Públicas - Everaldo Penna.
Em seu começo, a AFMA contava com quatro mesas oficiais, de nomes AFMA, São Caetano, São Paulo e Cidade Nova.
A regra utilizada em suas primeiras competições foi a de 3 Toques. Hoje em dia os jogos são disputados na regra de dois toques.
Em seu primeiro ano de atividades, 2004, vinte técnicos associados participaram dos seguintes torneios: Copa AFMA, Copa Cidade Nova, Torneio Junino, Copa União, Campeonato Anual Interno da 1ª e 2ª Divisões, Torneio de 1º Ano de Fundação da AFMA e a Supercopa dos Campeões.
Todas as competições foram realizadas nos finais de semana, das 9 às 13:30 horas.
A primeira competição promovida pela AFMA foi a Copa AFMA, que foi disputada de 31 de janeiro a 21 de março de 2004, com sete participantes. Sagrou-se campeão Everaldo Penna (Sport Recife), ficando Jaime Brito (Fluminense) com a segunda colocação e Jorge (Paysandu) com a terceira.
Dezesseis anos depois, a AFMA continua com muitas atividades durante o ano.

Nota:
Em 7 de maio de 1994 foi fundada a Liga de Ananindeua de Futebol de Mesa, tendo à frente Ivanildo Cintra, que fez de sua casa a sede da Liga e a referência no Município de Ananindeua.

Madson Lobão e Ivanildo Cintra


Nenhum comentário:

Postar um comentário