domingo, 29 de dezembro de 2019

AS ENTIDADES DO FUTEBOL DE MESA: Liberdade, de Belo Horizonte


A ideia da criação de um novo clube de futebol de mesa em Belo Horizonte (MG) surgiu da vontade de se jogar futebol de botão nos dias de semana à noite. Quatro botonistas (Paulo Sérgio Martins, Eduardo Guerra, Adelmo Balthazar e José Aurélio Tupynambá - Jarrão), confeccionaram duas mesas e com o apoio de um deles, o Eduardo - que cedeu um ótimo espaço em sua agência de automóveis -, passaram a jogar nas noites de segunda-feira, no bairro Buritis.
Logo após este início, se juntaram ao grupo Rodrigo (filho de Adelmo), Flávio Pires e Pedro Henrique (filho do Paulo Sérgio).
A notícia correu e mais cinco técnicos se juntaram ao grupo: Flávio Scarpelli, Rodrigo Vitor (Terô), André (sobrinho do Jarrão) e ainda Lorival Ribeiro e o filho Breno.
Após os jogos, como é de praxe, havia uma reunião numa pizzaria próxima à agência, para bater papo e discutir a rodada. Nada mais natural que o surgimento da criação de um clube, pois a afinidade e o bom ambiente entre os participantes, era o melhor possível.

Surgiu, então, no dia 21 de agosto de 2006, o Liberdade Futebol de Mesa, cuja proposta é a de disputar todos os torneios externos, com o objetivo de tentar grandes conquistas.
Sua primeira diretoria foi assim constituída: Presidente - Eduardo Guerra; Vice-Presidente - José Aurélio Tupynambá; Diretor Técnico - Paulo Sérgio Martins e Diretor de Finanças - Flávio Scarpelli.
Logo no ano seguinte, 2007, o Liberdade conquistou seu primeiro Campeonato Mineiro Interclubes, tendo como técnicos Lorival Ribeiro, Flávio Pires, Flávio Scarpelli, Breno Ribeiro, Eduardo Guerra e Rodrigo Victor (Terô), e foi terceiro colocado no Brasileiro Interclubes, formando com Flávio Pires, Rodrigo Victor, Lorival, Paulo Sérgio e Luiz Carlos Guerra.

Em 2008, bateu na trave em duas competições nacionais, sendo vice-campeão no Campeonato Brasileiro Interclubes e na Copa do Brasil Interclubes.
Não fez boas temporadas nos anos de 2009 e 2010, obtendo como melhores colocações dois quartos lugares no Mineiro Interclubes.
Em 2011, já com quatro anos de significativa presença no cenário mineiro e brasileiro da 3 Toques, o Liberdade tomou uma forte atitude política e não se filiou à Confederação Brasileira de Futebol de Mesa naquele ano, em protesto contra o descaso que vinha sofrendo dos outros clubes de Minas Gerais na definição e condução dos torneios estaduais, uma vez que não tínhamos uma federação mineira organizada e os próprios clubes conduziam o esporte no estado, sendo o Liberdade, por mais de uma vez, alijado dessas definições e conduções.
Voltando a se filiar à 3 Toques em 2012, o Liberdade teve participação discreta nos torneios desse ano, obtendo apenas o sétimo lugar na Copa do Brasil Interclubes.
Já reforçado com a volta de alguns botonistas que deixaram o clube no final de 2009, o clube voltou a crescer e conseguiu o 5º lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes.

Pela segunda vez conquistou o Mineiro Interclubes, em 2014.
Em 2015, conquistou o vice-campeonato no Mineiro Interclubes e foi 4º lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes.
No ano em que completou seu décimo ano de existência, 2016, o Liberdade buscou formar uma grande equipe com a filiação pelo clube de botonistas do Estado de São Paulo. Essa experiência gerou resultados, conquistando, pela segunda vez em sua história, o vice-campeonato no Brasileiro Interclubes.
O ano de 2017 foi histórico para o Liberdade, pois, pela primeira vez, chegou ao lugar mais alto do pódio em uma competição nacional, conquistando a Copa do Brasil Interclubes.

Não fez boas campanhas em 2018, ficando em terceiro lugar no Mineiro Interclubes e em sétimo no Campeonato Brasileiro.
O ano de 2019 foi bastante produtivo para o Liberdade: começou conquistando o vice-campeonato mineiro interclubes. Em seguida, sagrou-se bicampeão da Copa do Brasil Interclubes e, em novembro último, ficou com a quarta colocação no Brasileiro Interclubes.
O clube sempre se manteve em atividade e hoje tem como sede uma sala no Via Shopping, na bairro Barreiro, em Belo Horizonte (MG). Os dias de jogos são: terças-feiras, de 19 às 22 horas e aos sábados, das 11 às 16.

Quem quiser conhecer mais o Liberdade, é só clicar no link abaixo:
https://www.liberdadefutmesa.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário