quarta-feira, 7 de junho de 2023

FAIR PLAY

 

FAIR PLAY
Fernando Meligeni
06.06.2023

Fair Play. Ou você tem ou você pede.
Fair play não é um ato, é uma crença, uma filosofia.
Ser justo, ter atitudes corretas é algo muito mais complexo que dar um ponto quando estamos ganhando, dizer que o juiz errou quando meu time está goleando.
Ser correto é entender e praticar o que é certo sempre.
Então você não vai errar? Lógico que vai. Mas entre errar e ser esperto, malandro ou desleal existe uma diferença enorme.
Quando vemos uma atitude como a de hoje do Rune, logo pensamos se ele realmente não viu. Pela minha experiência acho muito difícil. Pela sua atitude, pela sua cara, pelas declarações.
Quando vejo um atleta no futebol dizer que não foi pênalti e ser destruído pela imprensa, pelo time, vejo que o problema é maior que apenas de caráter do atleta. É do que acreditamos.
É o tal, no futebol é assim. A arte do enganar. O esperto é o que simula melhor.
Quando vejo um time inteiro e até o técnico sabendo que um ataque foi dentro tentar fazer o juiz “entrar na deles”, todos gritando fora, também vejo que temos um problema.
Para mim o conceito é claro. Jogo se ganha na quadra, sem roubo, sem sacanagem. Provocação, grito na cara, catimba não tem nada a ver com bola dentro ou fora. O problema é que quando eu preciso eu cobro lisura, quando me convém, eu me faço de bobo.
Este post tem a intenção de fazer pensar. Escutei muitas vezes. Você joga um esporte individual. Eu respondo. A justiça não vive no nome do esporte ou no RG, ela vive na alma de cada um de nós.
Quando vemos um Alcaraz ser justo, correto, aplaudimos e dizemos. Esse é o esporte e o mundo que eu quero. Estão por que você não exerce esses valores?
A desculpa do outro não cola. Não basta criticar, é preciso ser. É necessário perder se tiver que perder. O correto precisa vencer.
O atleta precisa aprender a perder, o torcedor também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário