sábado, 8 de fevereiro de 2020

AS ENTIDADES DO FUTEBOL DE MESA: Associação Guará (DF)


Localizada na cidade-satélite do Guará, a Associação Guará de Futebol de Mesa foi fundada no dia 22 de maio de 1982, quando foi eleita a sua primeira diretoria, assim composta:
Presidente - Ildefonso Michiles
Vice-Presidente - Antonio Cardoso
Diretor-Técnico - Antônio Carlos Pimentel
Diretor de Finanças - Voltaire Gomes
Secretário/Relações Públicas - Carlos Gilberto Barbosa.
Além desses, foram fundadores da A.G.F.M. Enedino Carvalho, Ivan Lemos, Adinalino Reis, Milton Moraes e Roberval de Paula.

Três dias depois de sua fundação, a Associação Guará deu início ao seu primeiro campeonato interno, realizado no período de 25 de maio a 17 de julho de 1982.
A classificação final foi a seguinte:
Campeão: Roberval de Paula (Águia Branca), Vice-Campeão: Milton Moraes (Águia do Norte), 3º - Carlos Gilberto Barbosa (States), 4º - Antônio Carlos Pimentel (Vidigal), 5º - Ivan Lemos (Sport), 6º - Voltaire Gomes (Derrota Certa), 7º - Adinalino Reis (Bahia), 8º - Ildefonso Michiles (Astoria) e 9º - Antônio Cardoso (Flamengo).
Roberval também ganhou a Taça Eficiência e teve o ataque mais positivo (38 gols). A defesa menos vazada foi a do Derrota Certa, com 9 gols contra. Carlos Gilberto foi escolhido como o melhor árbitro e Milton teve no seu botão nº 10 o artilheiro do campeonato, com 16 gols.
Os jogos foram realizados no Cagibão, casa de Carlos Gilberto, e na casa de Roberval, em Taguatinga.
O ponto alto da festa de encerramento desse torneio foi a entrega de duas rosas de prata às senhoras Cristina e Regina, respectivamente esposas dos técnicos Carlos Gilberto e Roberval de Paula, em retribuição pelo muito que fizeram no transcorrer de toda a competição.
Após as solenidades, foram entregues os troféus aos quatro primeiros colocados e medalhas aos demais.

Aproveitando-se também da criação da Associação Guará de Futebol de Mesa, Antônio Carlos Pimentel lançou em junho de 1982 o jornal O GAROTO DO PLACAR, que ainda tinha como colaboradores Carlos Gilberto Barbosa, Nilton Lopes e Álvaro Lobo.

Nota:
Agradecimentos ao Marcos André Mendes (Marquinho) pelo redesenho do escudo da AGFM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário