segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

CAMPEONATO CARIOCA INDIVIDUAL - 3 Toques - 2005


Diego Américo
No mês de outubro de 2005, a cidade de Teresópolis foi palco do Campeonato Carioca Individual de Futebol de Mesa - 3 Toques, competição que contou com a participação de 24 botonistas e foi realizado no Clube Comary, vizinho à Granja de mesmo nome e tão conhecida por todos os brasileiros.
Os 24 botonistas foram divididos em quatro chaves de seis, em sorteio realizado antes da primeira rodada, classificando para a segunda fase o segundo e o terceiro de cada grupo. Já o campeão da chave classificava-se diretamente para a terceira fase ou quartas-de-final. Ou seja, ficar em primeiro do grupo significava estar entre os oito melhores da competição.
No grupo A, o campeão brasileiro individual Marcus Monteiro ficou em primeiro, mas a disputa foi apertada, uma vez que o experiente Henrique Madeira terminou empatado com o mesmo número de pontos, perdendo no saldo de gols. Com um ponto a menos que os dois, Marco André ficou em terceiro.
No grupo B Thiago Stephan ficou em primeiro. O destaque deste grupo foi a classificação do botonista Éder Silva, da Aprofume. Éder disputou com Thiago, na última partida, quem seria o campeão do grupo. Thiago acabou vencendo e Éder ficou em segundo. Na terceira colocação ficou o Carlos Augusto Bittar, o Guto, que se classificou com a vitória por 5 x 1 sobre o técnico Rogério Mergh, que acabou eliminado ao lado do veterano José Pires.
No grupo C, a primeira classificação ficou com o sempre competente Roberto Rocha, que acabou empatado em número de pontos com Marcelo Virgílio, o qual provou mais uma vez que estava jogando um grande futebol de mesa. Na terceira colocação, o Barcelona, de Pablo Sidarta.
No grupo D, Diego Américo foi o primeiro, sendo o único a sair da primeira fase com 100% de aproveitamento. Paulo Stavale ficou logo atrás e Ailson Brites, o Jucão, em terceiro.
Na segunda fase, Ailson Brites derrotou Henrique Madeira por 3 x 2. Pablo passou por Éder por 1 x 0. Marcelo Virgílio venceu Guto. Paulo Stavalle classificou-se no confronto contra o Marco André.
Nos quatro jogos da terceira fase, apenas um não terminou empatado: Roberto Rocha venceu Paulo Stavalle por 2 x 1. Diego empatou em 0 x 0 com Marcelo e avançou à semifinal. Thiago empatou com Jucão, por 1 x 1, mesmo placar de Marcus e Pablo. Além de passar diretamente para a terceira-fase, os campeões de grupo também tinham a vantagem do empate.
Nas semifinais, dois jogos duros. Thiago contra Roberto, ficando a vantagem do empate com Roberto, uma vez que ele havia perdido uma partida e Thiago empatado duas. No outro jogo, Marcus enfrentou Diego, ficando com o último a vantagem do empate. Diego chegou a semifinal com apenas um empate nas seis partidas anteriores. O restante, só vitórias.
O jogo entre Thiago e Roberto terminou empatado em 0 x 0. Segundo opinião do próprio Thiago, Roberto foi superior durante toda a partida. As poucas chances que teve não conseguiu aproveitar. Roberto foi taticamente perfeito, característica que ele mais se orgulha. Assim, Roberto passou para a final.
No outro jogo, Diego acabou classificando-se para a grande final após empatar por 1 x 1 com o Marcus. Diego saiu na frente. Marcus só conseguiu o empate no final do jogo.
Na final, a vantagem do empate ficou com Diego, que soube aproveitá-la. Mais que isso, Diego jogou melhor e mereceu o título de campeão. No primeiro tempo ele perdeu um chute de dentro da área, melhor que pênalti. Mas conseguiu abrir o placar no início do segundo tempo, em jogada de tiro de meta que caiu nas costas da defesa de Roberto. Roberto empatou a dois minutos do fim, pondo fogo no jogo. Mas Diego teve tranquilidade e soube administrar o tempo que faltava e merecidamente sagrou-se campeão carioca de 2005. Foi o primeiro título carioca de um botonista de Teresópolis. Também foi o primeiro título individual de um botonista do Clube de Regatas Vasco da Gama.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1° - Diego Américo - Vasco da Gama
2° - Roberto Rocha - ACFB
3° - Thiago Stephan - Vasco da Gama
4° - Marcus Monteiro - Vasco da Gama
5° - Marcelo Virgilio - Vasco da Gama
6° - Paulo Stavalle - ACFB
7° - Pablo Sidarta - Aprofume
8° - Ailson Brites - Comary
9° - Henrique Madeira - Vasco da Gama
10° - Éder Silva - Aprofume
11° - Marco André - Comary
12° - Carlos Augusto Bittar - Vasco da Gama
13° - Rogério Mergh - Comary
14° - Sérgio Freitas - Comary
15° - Paulo Ricardo - Vasco da Gama
16° - Altanir Junior - Vasco da Gama
17° - José Pires - ACFB
18° - Ricardo Machado - Comary
19° - Antônio Ornelas - Aprofume
20° - Eduardo Costa - Vasco da Gama
21° - Ricardo Freitas - Comary
22° - Renato Soares - Comary
23° - Johnny Marques - Vasco da Gama
24° - Cláudio Silva - Aprofume.


Nenhum comentário:

Postar um comentário