quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

FICHA TÉCNICA: Pimentel (DF)

Pimentel e Jean

NOME COMPLETO
Antônio Carlos Pimentel da Silva

APELIDO
Pimentel

LOCAL E DATA DE NASCIMENTO
Rio de Janeiro (RJ), 17 de junho de 1947.

NOME DO SEU TIME
Vidigal

FAÇA UM PEQUENO HISTÓRICO DE SUA PARTICIPAÇÃO NAS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES OFICIAIS
Minha primeira competição oficial na regra 3 Toques foi o Torneio Aberto de Brasília de 1982 (há 38 anos). Perdi na semifinal para o Mauro (Capibaribe): 2 x 3. Em seguida participei de alguns torneios em Brasília e, com apoio do saudoso amigo Álvaro Sampaio, fundamos no Guará a AGFM – Associação Guará de Futebol de Mesa. No nosso primeiro Interno, fui vice-campeão e o Roberval campeão. No ano seguinte, fazendo dupla com Roberval, disputamos pela AGFM o Brasileiro em Juiz de Fora – MG. Não me recordo qual foi nossa colocação.

REGRA QUE PRATICA COM MAIS ASSIDUIDADE
Venho da regra do “leva-leva”, lá da minha infância! Ou seja, enquanto estiver tocando na bola, a posse é sua. Ingressei na 3 Toques em 1982 e foi amor à primeira vista! Adoro esta regra, porquanto é inteligente, técnica e, sobretudo, dinâmica. Não pratico outro tipo de regra, entretanto, este ano pretendo fazer uma inclusão na bola quadrada/dadinho para estreitar os laços de amizade com os amigos daquele grupo e criar mais uma opção de lazer para minha vida. Afinal, meus netinhos ainda estão novos para levar o velhinho para o banho de sol. Vai que eles me esquecem lá e viro churrasquinho!

QUAIS OS CLUBES QUE JÁ DEFENDEU
AGFM – Associação Guará de Futebol de Mesa, Cota Mil, Asa Norte, Sobradinho, Flama, AABB, Ocidental e minha querida ACAFUMA – Academia de Futebol de Mesa e Artes. Só tem Artistas lá: Tarcízio, Pimentel, Digão e recentemente ganhamos mais dois: O “futebol bailarino internacional” Luiz Cláudio e o grande Robert People.

UM JOGO INESQUECÍVEL
Vou pedir licença para citar dois que ficaram gravados na tela muda da minha imaginação.
O primeiro foi em um Brasileiro de Clubes, em Belo Horizonte, não me lembro do ano. Jogando contra meu Grande Mestre, irmão e Amigo, José Ricardo, venci a partir por 4 x 3 e um gaiato e infeliz nas suas palavras, não me lembro quem, insinuou que o Zé me deixou ganhar a partida para classificar minha equipe.
O segundo, disputávamos o Campeonato Interno do Clube Asa Norte. Naquela época, alguns colegas tinham mesa em casa para receber os amigos e também difundir a regra. A partida em questão foi disputada na casa do saudoso Lourival Gomes do Couto Sobrinho e foi quem apitou a mesma. Foi contra meu Grande Mestre 2, Paulo César. No primeiro tempo, PC dominou e vencia por 3 x 0. Ao término da primeira etapa, entre uns goles de cervejas e outro, pois nossos campeonatos eram muito quentes e sugeria que a gente ingerisse bastante líquidos Lourival comentou: “Isto é um pangaré”! “Não joga porra nenhuma!” Fiquei indignado e respondi: “Se ele fez três gols no primeiro tempo, posso fazer quatro no segundo!” É obvio e ululante que o colega em questão, Lourival, gozador como sempre, deu uma baita gargalhada! Placar final da partida: VIDIGAL 7 x 4 AMIGOS. Nunca subestimem seu adversário. Por mais fraco que ele possa parecer.

PRINCIPAIS TÍTULOS CONQUISTADOS
Hi! Vai dar um trabalho danado! Foram tantos que não conquistei, diria. Brincadeiras à parte, como sou modesto e me incluo na terceira ou quarta força do futebol de mesa em Brasília, foram bem poucos, mas alguns importantes pela ocasião e outros pela magnitude do evento em si. Vamos lá: Bicampeão do Interno da AGFM, 1983/1984, Campeão Brasileiro Taça de Prata – no Tupi/Juiz de Fora, não me recordo o ano, disputei pelo Sobradinho com os irmãos Jan e Jean; Torneio JR Estrela Solitária/17 anos/2006 – Vice-Campeão; Campeão Guará/Ocidental – 1983, Campeão Challenger abril/2004, o único “challenger” que ganhei; título inédito, só eu ganhei até hoje: o de Botão Artilheiro da XVI Taça Brasília 2001, César, meu lateral número 2; Torneio Oscar 30 anos - Campeão da Taça de Prata, V Copa Centro Oeste Individual – Campeão da Taça de Bronze e, por último, Brasileiro de Clubes de 2019, campeão da Taça de Bronze pelo BSB 40 - Equipe D.

JÁ EXERCEU ALGUM CARGO EM SEU CLUBE, FEDERAÇÃO OU CONFEDERAÇÃO?
Diretor Técnico da AGFM, 1982/1983 e Presidente 1984/1985, ano em que a mesma parou suas atividades. Embora na minha atividade, árbitro de futebol, tenha ocupado cargos no FUTSAL e no FUTSETE, no Futebol de Mesa, talvez pela irregularidade, não jogo continuadamente. Interrompo alguns períodos ou, talvez pela incapacidade e falta de tempo, nunca fui lembrado para ocupar cargos nesta entidade e tampouco no meu atual clube. Mas, não me importo e sei e reconheço que os colegas que lá estão fazem um excelente trabalho. Veja agora o excelente trabalho que o Alcides desempenhou com sucesso no último Brasileiro aqui em Brasília e o sangue novo com a chegada do Simplício. Mas, estarei sempre à disposição para colaborar para o crescimento do nosso esporte.


Um comentário:

  1. Sensacional! Matéria Muito boa com um amigo genial!! Pimentel é a alegria da 3 toques, além de uma excelente pessoa. Vida longa.

    ResponderExcluir