domingo, 19 de janeiro de 2020

O PRIMEIRO TORNEIO INTERESTADUAL DE FUTEBOL DE MESA - 1966


No dia 12 de junho de 1966, para comemorar o seu primeiro aniversário, a Liga Caxiense de Futebol de Mesa realizou, pela primeira vez, um torneio interestadual de futebol de mesa, que contou com a participação de 17 botonistas de Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Caxias do Sul e, especialmente convidados, os técnicos baianos Oldemar Seixas, o maior incentivador do futebol de mesa do Brasil, e Ademar Carvalho, quarto colocado no campeonato baiano de 1965. Também ocupando as dependências da sede social da AABB, estiveram desfilando pelas mesas outros nomes famosos, tais como: Paulo Borges (campeão gaúcho de 1965), Deodato Maggi (vice-campeão gaúcho de 1965), Clair Marques (campeão de Rio Grande), Gilberto Ghizi (presidente da Federação Riograndense de Futebol de Mesa), Marcos Lisboa (bicampeão caxiense e bancário), Vanderlei Duarte, Carlos e Paulo Valiatti, Raymundo Vasques, Cláudio Bittencourt, Sérgio Calegari (presidente da LCFM), Vicente Sacco Netto (representante de Pelotas), Sérgio Silva e Adauto Celso Sambaquy.
Depois de quarenta jogos, seis nomes ponteavam as chaves, respectivamente: 
A - 1º Cláudio Bittencourt, 2º Vanderlei Duarte; 
B - 1º Ademar Carvalho, 2º Paulo Valiatti e 
C - 1º Marcos Lisboa, 2º Sérgio Silva. 
A seguir, verificou-se uma rodada eliminatória, a qual apontaria os três participantes da rodada final. Ademar Carvalho venceu Marcos Lisboa, Cláudio Bittencourt eliminou Sérgio Silva e Paulo Valiatti, na cobrança de pênaltis, tirou Vanderlei Duarte do páreo.
Os três vencedores, então, disputaram um torneio triangular final: Bittencourt venceu Ademar, este derrotou Valiatti e Bittencourt ganhou de Valiatti, arrebatando a taça de campeão do torneio. Ademar Carvalho foi um brilhante vice-campeão, pois além da mesa menor, enfrentou uma regra diferente daquela em que estava acostumado a jogar, conseguiu, ainda assim, impor seu magnífico jogo aos adversários que o enfrentaram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário