terça-feira, 7 de janeiro de 2020

FICHA TÉCNICA: Anderson Silva (ES)


NOME COMPLETO
Anderson de Oliveira Silva.

APELIDO
Spider.

LOCAL E DATA DE NASCIMENTO
Vitória (ES), 3 de maio de 1972.

NOME DO SEU TIME
Jogo com três times: Botafogo F. M., E. C. Vitória (BA) e Basf F. M.

FAÇA UM PEQUENO HISTÓRICO DO SEU INÍCIO NO FUTEBOL DE MESA
Tive o primeiro contato com o jogo de botão aos meus sete anos de idade, com dois times da fábrica de brinquedos Estrela. Eu e meu pai jogávamos numa pequena mesa de mármore na sala de nossa antiga casa.
Aos nove anos de idade, meu pai comprou dois pequenos jogos de botões: um time verde de acrílico e outro, de madrepérola, do Botafogo. Com estes dois times, começamos a jogar numa mesa maior que tínhamos em casa.
Finalmente, aos meus dez anos de idade, fui apresentado ao Futebol de Mesa como conhecemos hoje. Meu pai (sempre ele) começou a jogar na antiga ACFM (Associação Capixaba de Futebol de Mesa - a primeira associação de futebol de mesa do ES), em 1982, e sempre o acompanhava em suas idas a esta associação. Como eram poucos campos, muita gente e eu, um garoto, fiquei indo e vindo à ACFM apenas observando, durante uns quatro anos seguidos, sem nunca jogar ou dar uma palhetada em um botão sequer. Até que, finalmente, em 1986, comecei a dar minhas primeiras palhetadas e no final do mesmo ano, fiz minha estreia em jogos oficiais. Eu tinha 14 anos. Dali em diante, nunca mais parei...

FAÇA UM PEQUENO HISTÓRICO DE SUA PARTICIPAÇÃO NAS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES OFICIAIS
Fiz minha estreia em jogos oficiais com 14 anos de idade, em 1986. Foi num torneio interno da ACFM e meu adversário era Marco Moscoso (ES). Perdi de 3 x 1 e fiquei feliz da vida por ter feito ao menos um gol!
Em 1990, já com 18 anos, disputei meu primeiro Campeonato Brasileiro da CBFM, no Rio de Janeiro (RJ). No ano seguinte, disputei meu primeiro Campeonato Centro-Sul Brasileiro em Vitória (ES).
E em 1993, aos 21 anos, fiz minha estreia no Nordestão disputado em Salvador (BA).
Fiquei alguns anos sem participar dos torneios da CBFM, mas meus dois melhores resultados em torneios nacionais individuais foram o 8.° Lugar no Nordestão de 2010, em Salvador (BA) e o 3.° Lugar no Centro-Sul Brasileiro de 2019, na capital do RJ.

REGRA QUE PRATICA COM MAIS ASSIDUIDADE:
Sou praticante da regra 1 Toque Liso.

QUAIS OS CLUBES QUE JÁ DEFENDEU:
ACFM (Associação Capixaba de Futebol de Mesa): 1986 - 1987
AFMV (Associação de Futebol de Mesa de Vitória): 1988 - 1991
ABC (Associação do Botonista Capixaba): 1989 - 2015 / 2017 - 2018
AFUMEVV (Associação de Futebol de Mesa de Vila Velha): 2016 e 2019*
Botafogo Futebol e Regatas (RJ): 2019**
AFMV (Academia de Futebol de Mesa de Vitória): Atualmente
*Joguei como Convidado
** Joguei federado à FEFUMERJ (Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro).

UM JOGO INESQUECÍVEL
Ah, tenho vários jogos inesquecíveis. Cada um com sua importância. Mas pelo conjunto da obra, deixo registrado aqui todos os meus jogos na campanha do título de campeão do Brasileiro de Seleções em 2014, defendendo o Estado do Espírito Santo. Enfrentando várias feras do Brasil inteiro e fazendo partidas sensacionais. Foi realmente inesquecível!!!

PRINCIPAIS TÍTULOS CONQUISTADOS:
Campeão da Copa ABC em 2007
Campeão Estadual /ES em 2010
Campeão Brasileiro de Seleções em 2014
Tricampeão da AFUMEVV (2016/1 - 2016/2 - 2019/1)
Campeão Torneio Portuguesa Open /RJ em 2017
Campeão Copa Rio /RJ (Equipes) em 2019.

JÁ EXERCEU ALGUM CARGO EM SEU CLUBE, FEDERAÇÃO OU CONFEDERAÇÃO?
Já fui Vice-Presidente, Diretor Geral e Diretor Técnico da FFUMES (Federação de Futebol de Mesa do Espírito Santo). Também já fui Presidente e Diretor Técnico da ABC, assim como também já fui Diretor Técnico da AFUMEVV.


Um comentário:

  1. Obrigado ao Museu Virtual do Futebol de Mes, do companheiro José Ricardo Caldas, pelo carinho e registro com este que vos escreve. Muito sucesso neste belísimo trabalho de registro de nosso Futebol de Mesa. Parabéns!

    ResponderExcluir